Ghee – O que é, Benefícios e Como Fazer.

Ghee MesaII

O Ghee como é chamado na culinária Indiana, Manteiga Clarificada ou até mesmo Manteiga de Garrafa como é conhecido no Nordeste Brasileiro. É uma Manteiga onde a lactose as proteínas, toxinas e a água são totalmente removidas.

Se transformando em uma manteiga purificada. Esse óleo dourado já foi citado como “Ouro Líquido” em antigas escrituras indianas e já foi utilizado na Ayurveda, que é  um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Acredita-se que ele tenha propriedades curativas e rejuvenescedoras.

Trata-se de uma gordura saturada, o tipo preferido pelo nosso corpo para geração de energia, principalmente quando estamos em cetose, e precisamos de fontes de gorduras saturadas.

O Ghee também é uma ótima opção para quem tem problemas como alergia a lactose.

E se você gosta de cozinhar com manteiga mas desiste porque sempre acaba vendo a cozinha cheia de fumaça, a vantagem do Ghee, além da vantagem de deixar os pratos mais gostosos, é que ele pode ser aquecido a temperaturas mais altas sem queimar e sem produzir fumaça, (pois ele não tem as proteínas e a lactose que queimam a manteiga).

 

BENEFÍCIOS DO GHEE.

  1. Pode ser consumida por pessoas com alergia a lactose.
  2. Perfeita para quem faz a dieta paleo, já que a lactose e a caseína (que podem vir a causar problemas de saúde) foram retiradas.
  3. Por ser uma gordura saturada, purificada de açucares, proteínas e outros sólidos, ela pode ser aquecida a temperaturas mais altas sem queimar, oque não é possível com a manteiga integral. Isso é ideal pra quem aprecia cozinhar com manteiga, só que sem os pontos negativos da manteiga tradicional.
  4. É fácil de fazer em casa.
  5. Pode ser reutilizada em frituras.
  6. Não Precisa de Refrigeração.
  7.  É fonte de Energia ideal pra quem está fazendo a Dieta Cetogênica.

Curiosidade: o Ghee é utilizado na preparação de dois molhos da alta gastronomia, o Molho Hollandaise e o Molho béarnaise.

 

MÉTODOS DE PREPARAÇÃO

Derretimento Lento (Banho Maria):

No método da “Banho Maria” a manteiga nunca entrará em ebulição ou seja nunca ferverá pois a temperatura sempre ficará ente 80 e 85°C, nesse método se tem um maior controle da temperatura, porém ele é um pouco mais demorado.

Nessa forma de fazer Ghee não mexemos, apenas deixamos que a nata se forme naturalmente por cima da gordura da manteiga, como a temperatura está relativamente baixa a nata não queimará. Remova essa nata/espuma com uma concha ou escumadeira, até que reste somente a gordura pura.

Fervura (Direto na chama):

Nesse método “Direto na Chama” fervemos a manteiga em fogo médio mexendo de vez em quando para evitar que os sólidos, a espuma que se forma no processo de preparação de Ghee queimem. Depois retiramos todo o resíduo que se formou sobre o Ghee. Uma boa dica é usar como filtro um pano limpo ou um pano de coar queijo pra finalizar a separação dos últimos resíduos de lactose e outros sólidos.

Logo abaixo disponibilizamos a receita/forma de fazer, que é bem simples!

INGREDIENTES

  • 400g de Manteiga sem sal. (2 Tabletes)

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela adicione os 400g de manteiga.
  2. Deixe a manteiga derreter em fogo Médio. Isso evita que os sólidos da manteiga queimem. Se for fazer o processo da chama direta, mexa regularmente tomando cuidado para não queimar.
  3. Deixe esfriar um pouco e transfira para outro recipiente somente a gordura dourada, retirando toda a espuma formada.
  4. Seu Ghee está Pronto pra ser consumido!

Dica : Quanto mais espuma você conseguir retirar, mais puro e benéfico será o seu Ghee.

O Ghee é um dos alimentos permitidos na Dieta Cetogênica – Quer saber mais sobre os Alimentos Permitidos? – Baixe Gratuitamente nossa:
〉〉 “Lista de Alimentos Permitidos” 〈〈

 

 


Abaixo deixei um link de um guia passo a passo com mais de 3 meses de refeições cetogênicas, pra quem está determinado a perder peso com a cetose!

Guia passo-a-passo de refeições a serem seguidas durante 91 dias, para emagrecer, seguindo a dieta mais gostosa e saborosa da história.

→ clique aqui e conheça. ←

 


Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *